Vacina da Gripe – Influenza Grupo A e B – H1N1 H3N2

A gripe é uma doença caracterizada pelo início súbito de alguns sintomas como febre, mialgia, prostração, coriza, hiporexia (perda do apetite), dores na garganta e tosse.

Os sintomas aparecem após o contado com o vírus influenza que atualmente é dividido em dois grupos (A e B). Dentro do grupo A, os subtipos mais comuns que acometem o ser humano é o H1N1 e o H3N2. No subtipo B temos as duas linhagens Victoria e Yamagata.

A contaminação acontece por contado de secreções principalmente oriundas das vias aéreas. Portanto podem transmitir o vírus: o uso dos mesmos talheres, copos e materiais de higiene pessoal e o contato próximo como o por exemplo o beijo ou durante a conversação devido a passagem de gotículas de saliva.

A vacina é composta por vírus vivo inativado. Desde de 2015 está licenciada no Brasil a vacina quadrivalente que  contemplam as duas linhagens B: Yamagata e Victoria assim como as cepas da linha A: H1N1 e H3N2. Em 2017 a campanha realizada pelo ministério da saúde contará com a vacina trivalente, sendo a vacina quadrivalente encontrada em clinicas particulares.

Vacinação em gestante:

A Gestante é um grupo prioritário pelo maior risco de desenvolver complicações e há o benefício da transferência dos anticorpos ao bebe.

Veja aqui o calendário completo de vacinação da mulher.

Reações adversas à vacina:

Os eventos adversos mais frequentes ocorrem no local da aplicação: dor, vermelhidão e endurecimento em 15% a 20% dos vacinados. Essas reações costumam ser leves e desaparecem em até 48 horas. Manifestações sistêmicas também são mais raras, benignas e breves. Febre, mal-estar e dor muscular acometem 1% a 2% dos vacinados, de 6 a 12 horas após a vacinação e persistem por um a dois dias, sendo mais comuns na primeira vez em que tomam a vacina. Reações anafiláticas são extremamente raras.

Referência: NOTA TÉCNICA 29/03/2017 – Sociedade Brasileira de Imunologia.

]]>

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *